O manual para o marketing da sua empresa em 2023

Por Arthur Barbosa, CEO da Locus Creative Negócios Digitais

Agora tudo é sobre as mídias sociais e a nova forma de relacionamento com os consumidores. O que nos leva a perguntar: “o marketing tradicional morreu?”

Esse artigo é inspirado no Philip Kotler, o maior nome do marketing, também conhecido como ”pai do marketing” e na recente leitura que fiz do seu livro Marketing 5.0: Tecnologia para humanidade.

O marketing não só deve ser parte da estratégia de qualquer empresa como deve ser o centro da mesma. O foco? A satisfação dos clientes – primeiro os benefícios do produto/serviço, depois disso vêm a distribuição e o preço.

A nova era já começou, pois por trás do ”compre com um clique e receba no conforto da sua casa” existe um planejamento multidisciplinar, desde a atração até o pós-venda. Hoje é preciso encontrar, relacionar e convencer, para vender é pré-requisito surpreender.

Antes de começar de fato, uma retrospectiva sobre os livros que antecedem o ”centrassomo”deste artigo:

O Marketing 1.0 é sobre lucrar alcançando a mente das pessoas e oferecendo um serviço de boa qualidade.

O marketing 2.0 é definido a partir pelo empenho que as empresas têm em conhecer melhor seus clientes e seus hábitos para assim fabricar e vender produtos e serviços que atendam melhor suas necessidades.

No Marketing 3.0 as empresas não estão apenas interessadas em vender seus produtos, mas também em fazer do mundo um lugar melhor – são apresentadas três coisas: produtos, serviços e valor.

A ideia por trás do Marketing 4.0 surge da consolidação do mundo digital e da necessidade de as empresas estarem presentes também nesse ambiente. Desta forma, somam-se aos demais conceitos a ideia do relacionamento próximo e personalizado com os consumidores, assim como o uso de dados.

Aqui na minha empresa Locus Creative e também na Mercosul Soluções, o papo é direcionado para os empresários e empresárias, aqueles quem constroem diariamente uma melhor versão de si e da sua empresa para ter êxito nos desafios do cotidiano e com as imposições do mercado. Nesse contexto, um recado importante do livro ”Empreendedorismo” do Paulo Sertek que logo na sua introdução ressalta competências ativas que são fundamentais no processo de empreender: analisar, identificar, compreender, relacionar, verificar e avaliar.

Impossível falar de gestão empresarial sem linkar com Vicente Falconi, que defende uma gestão baseada em dados e fatos: qualidade está associada aos processos – ”o que não se mede, não se gerencia”.

Qual o desafio atual do marketing?
Entender e comunicar as particularidades das massas: Baby Boomers e a gerações X, Y, Z e Alfa. Integrá-las ou segmentá-las? Depende do que você está vendendo. Faça a reflexão sobre qual/quais gerações sua organização atende hoje.

A mesma estratégia não servirá para todos. Pense em como você pode melhorar o preparo digital de sua empresa e crie um plano para implementar essa transformação em três níveis: informativo, interativo e imersivo – saiba como antecipar demandas.

Quais são os pontos de contato mais críticos com base na sua experiência?
Conheça o tripé de tecnologias de marketing pode-se dizer:

ASSIMILAÇÃO/Publicidade: Definir o público-alvo, aprender como esse público. Tomar conhecimento da marca anunciante, do seu produto ou serviço.
AÇÃO/Marketing Direto: análise de dados, mensurar e avaliar todas as informações relevantes, conhecimento do progresso das estratégias (ajustando-as se necessário), através da integração com a base de dados do CRM.
CRM de serviços: responder a demanda de serviços através de ChatBot, solucionando tarefas simples dos Representantes.

Ameaças externas, oportunidades em novos seguimentos e rapidez de resposta às demandas do mercado são os propulsores de mudanças. Inovação e a agilidade na adaptação passaram a ser um diferencial competitivo chave, mas agora o palco é dos algoritmos, estes capturam dados, hábitos para criar um histórico e poder comprar alguma(s) coisa(s) que tenha melhor interesse sem precisar ficar procurando.

Os famosos “cookies’, conhece? São os responsáveis por monitorar e armazenar nossos dados nos navegadores visando melhorar a nossa experiência e também trazendo praticidade com o preenchimento automático dos nossos dados, mas tudo isso só com o nosso consentimento. Por isso que geralmente você clica em “aceitar” ou “aceitar todos” assim que o pop-up dos cookies aparece. Entretanto, essa tecnologia já tem prazo de validade, o que gera um embate sobre o fim dos cookies de terceiros.

Originalmente previsto para 2022, adiado para 2023, e recentemente mais uma vez para o segundo semestre de 2024, o fim dos cookies de terceiros no Google Chrome tem como objetivo aumentar a privacidade dos usuários na internet, e outros buscadores já operam dessa forma.

Ao mesmo tempo, é uma medida controversa, já que a monetização do conteúdo digital e a segmentação dos anúncios por grupo de usuários dependem dessa tecnologia. Por esse motivo, o anúncio da nova data para a implementação trouxe uma onda de alívio para os profissionais do marketing digital e do comércio eletrônico.

Com certeza, você já deve ter ouvido que “os dados são o novo petróleo”, e essa afirmação retrata perfeitamente o mais recente contexto global. Então quais as conclusões para seu negócio?

Os últimos dois anos têm sido cruciais para o mercado digital, e tudo indica que a volatilidade e a incerteza estão longe de acabar. O desenvolvimento de alternativas aos cookies será acompanhado de perto em escala global, pois não há como negar: sem um método eficiente, existe um risco imenso de o marketing digital perder assertividade.

Entretanto, há muito dinheiro na mesa, e as possibilidades são multifatoriais. Então segue algumas dicas:

Continue investindo na experiência do seu usuário, e na construção da autoridade do seu domínio. Na prática, é isso o que vai garantir o crescimento do seu negócio.

Assuma a responsabilidade pela construção de uma comunidade. Não existe anúncio mais assertivo do que o boca a boca.

Não se esqueça de que, embora o marketing seja imprescindível, ele está longe de ser suficiente para levar seu e-commerce ou negócio ao sucesso. Não descuide da sua gestão.

Referências

Kotler, Philip – Marketing 5.0: Tecnologia para humanidade
https://rockcontent.com/br/blog/philip-kotler/
https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/fim-dos-cookies-de-terceiros-como-isso-impactara-seu-e-commerce-em-2024